Circuitos #9
📚 Para ler: O Labirinto da Saudade de Eduardo Lourenço
Nesta “Psicanálise Mítica do Destino Português”, Lourenço analisa os resquícios do império no coletivo nacional, esmiuçando a realidade e as narrativas derivadas. Publicada originalmente em 1978, esta coleção de ensaios é essencial para compreender os mitos à volta disto que é ser português.
Publicado pela Gradiva, que tem reeditado a obra do autor.
🎧 Para ouvir: Coletânea Reconstruir das Ruínas
São 33 os artistas que integram o alinhamento de Reconstruir das Ruínas, uma coletânea do coletivo Ruínas, que organiza aqui uma paisagem da eletrónica lisboeta no pós-confinamento. Sem restrições de estilos nem batidas por minuto, ouve-se house, ambiente, drum and bass e até resquícios de trance.
A compilação está disponível no Bandcamp. Todas as receitas revertem para a União Audiovisual, que se dedica ao apoio dos profissionais do setor com bens alimentares.
📺 Para ver: Um Ramadão em Lisboa (via RTP Play)
Tempo de renovação de fé e de fraternidade, o Ramadão é um dos cinco pilares do Islão. Neste documentário, assistimos à sua vivência e celebração por alguns habitantes de Lisboa. Um filme coletivo realizado por Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Joana Lucas, Raquel Carvalheira e Teresa Costa, que aproxima o cinema da humanidade.
De 2018, agora disponível através da RTP Play.
🎮 Para jogar: Strikers Edge (Fun Punch Games)
É um jogo do mata na era medieval, de arte pixelizada a inspirar consolas de outros tempos. Dá para jogar 1x1 ou 2x2, tanto em modo local como online, com a garantia de muita diversão e momentos difíceis para quem tem mau perder.
Uma pequena pérola independente desenvolvido pelo estúdio português Infinity Games, disponível para PC, Mac e PS4.
🎡 Para ir: OUT.FEST - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro
A música exploratória está de volta à margem sul do Tejo e este ano chega em dose dupla, repartida por junho e outubro. Nesta primeira parte, destacamos os concertos de Gala Drop, Susana Santos Silva, Odete e Herlander, Tristany e de Pedro Carneiro, que apresentará pela primeira vez, uma obra focada no projeto Unearthing the Music – Portugal, Espanha, e o vasto ex-Bloco de Leste Europeu.
Para ir até ao Barreiro, de 3 a 5 de junho.