Circuitos #6

📚 Para ler: Obras Completas de Maria Judite de Carvalho (vol.1)

Talento singular da literatura contemporânea portuguesa, Maria Judite de Carvalho deu voz às existências quotidianas da cidade, permanentemente tão sós. Neste primeiro volume das suas obras completas, são reunidas as duas primeiras coletâneas de contos que publicou: “Tanta Gente, Mariana” (1959) e “As Palavras Poupadas”(1962).

Editado pela Minotauro em 2018 e reimpresso em 2021.

Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.

🎧 Para ouvir: Archives 2012​-​2020 de Violet (naivety)

Há vários anos que Violet é uma das figuras mais ativas da eletrónica nacional: conquistou a atenção internacional, organizou a comunidade, desbravou caminho para si e para outros. Abre agora o seu baú de arquivos. Ganhamos nós e a vontade de voltarmos a dançar todos juntos.

25% das receitas revertem para a SOS Racismo.

📺 Para ver: Orquestra Jazz de Matosinhos - Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses (via RTP Palco)

Em 2019, Zuza Homem de Mello, um dos nomes maiores do jazz brasileiro, agraciou o palco da Casa da Arquitetura em Matosinhos com o seu talento. Escolheu cinco arranjadores para darem nova vida a doze temas brasileiros, que renascem sob os instrumentos da Orquestra de Jazz de Matosinhos e do baterista Kiko Freitas.

Um concerto com a direção do maestro Pedro Guedes para ver no RTP Palco

🎮 Para jogar: Out of Space (Behold Studios)

Um jogo frenético de cooperação local em que o objetivo é limpar uma nave espacial para lá morarmos e sermos felizes. Mas com extraterrestres que sujam tudo, a tarefa é mais complicada do que parece.

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Behold Studios, está disponível para a maior parte das plataformas habituais de videojogos e tem versão em português.

🎡 Para ir: Festival Política, em Braga

Do documentário ao humor, das oficinas às conversas, o Festival Política é um convite à reflexão para uma cidadania informada. Recomendamos o documentário Colectiv – Um Caso de Corrupção e o espetáculo do humorista Carlos Pereira. De 6 a 8 de maio, no Centro de Juventude de Braga.

A entrada é gratuita, mas algumas atividades requerem marcação prévia. Detalhes no site oficial do Festival Política.