Circuitos #28
📚 Para ler: Balada da Praia dos Cães de José Cardoso Pires
Um corpo é encontrado sem vida na praia. No início, não se sabe quem é; mais tarde, não se sabe quem o matou. Cabe ao Chefe Elias Santana desvendar o mistério. Enredados na trama, Elias e a sua suspeita Mena são, provavelmente, das personagens mais bem conseguidas da literatura contemporânea nacional. Já o livro, é um título imperdível sobretudo para quem aprecia um bom policial. Prosa de poucos artifícios mas de grande profundidade, numa entrada perfeita na obra de Cardoso Pires.
Publicado por várias chancelas, tem a sua edição mais recente na Relógio D’Água, com prefácio de António Lobo Antunes.
🎧 Para ouvir: Terra-Mãe de João Não e Lil Noon
Entre o fado, o trap e o kizomba, o álbum de estreia de João Não e Lil Noon habita as coordenadas de uma existência que abrandou, mas que não esqueceu os corpos alapados, nem os copos cheios. O artista de Gondomar está alinhado com as influências deixadas por artistas como Pedro Mafama ou Conan Osíris, mas tece um bordado de pontos próprios, alinhavado com uma mestria lírica bastante mais requintada. Apesar dos aperitivos lançados no ano passado, é uma das melhores surpresas da música nacional de 2021.
Para ouvir nas plataformas de streaming habituais.
📺 Para ver: Bacurau (via RTP Play)
Num futuro não muito longínquo, uma médica regressa à sua pequena e esquecida aldeia do sertão brasileiro para o funeral da avó, mas vai ter de ajudar a defender a população local de uma perigosa ameaça. A povoação, Bacurau, desapareceu misteriosamente do mapa, abandonada por tudo e todos, a começar pelas autoridades. Debate-se com escassez de água e falta de cobertura de rede móvel, mas a resistência é forte. Até que uma série de assassinatos inexplicáveis começa a acontecer e os moradores da cidade precisam de reagir. Mas como se podem defender de um inimigo desconhecido e implacável?
Realizado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau é um filme de suspense entre o western e a ficção científica. Ganhou o Prémio do Júri no Festival de Cannes, em 2019, e está agora disponível na RTP Play.
🎮 Para jogar: Superliminal
Neste inovador jogo de puzzles, tudo depende da perspetiva. Os objetos mudam de tamanho consoante a distância a que estamos deles quando os agarramos, e é preciso pensar fora da caixa para conseguirmos bater os desafios do jogo. Apesar de demorar apenas algumas horas a completar, a experiência vale bem a pena.
Disponível para PC, Mac, Linux e para as principais consolas da atualidade.
🎡 Para ir: Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo
Nesta celebração da música do cinema, haverá conversas, oficinas e, claro, projeções variadas em formato cine-concerto. O nosso destaque vai para os ciclos Grande Plano, em que se musicam clássicos do cinema mudo, e Cinema Português, em que a produção nacional surge em evidência. A música chega assinada por nomes como Mão Morta, Tó Trips, Filipe Raposo e Helena Silva, entre outros.
De 12 a 24 de outubro, em vários espaços da cidade de Setúbal. Bilhetes e informações, no sítio oficial do evento.