Circuitos#27

📚 Para ler: Portugal anda a perder “obras de arte fundamentais” de Isabel Patrício

Em 2019, o Estado falhou a compra de uma pintura inédita de Josefa de Óbidos por não conseguir bater a licitação numa leiloeira. Já este ano, uma tiara de D. Maria II repetiu a história. O orçamento da Direção-Geral do Património Cultural para aquisição de espólio é escasso. Nesta reportagem de Isabel Patrício, deslindam-se os desafios atuais do mercado de venda de arte, o papel do Estado na aquisição de obras ou peças de particular importância histórica ou artística, e os perigos da perda cultural que a falta de investimento já impõe aos museus nacionais.

Para ler no sítio do Gerador.

🎧 Para ouvir: Fladu Fla de Fogo Fogo

Como seria de esperar, tendo em conta os aperitivos que foram deixando ao longo do último par de anos, o álbum de estreia dos Fogo Fogo destila funaná, mas as referências da banda transbordam bem para lá de Cabo Verde. As coordenadas de fusão atravessam sem preconceitos estilos como o dub, o funk e o afrobeat. Um disco para corpos acelerados e com febre de dançar.

Uma edição com o selo da Rastilho e com direito a disco de vinil.

📺 Para ver: Caos Danado (via RTP Palco)

Em 2018, Sara Barros Leitão criou o espetáculo Teoria das Três Idades, tendo por base o arquivo do Teatro Experimental do Porto. Caos Danado acompanha esse processo de génese, que vasculha a memória num encadeamento perpétuo de auto-criação. Um registo que oscila entre o documentário e a ficção, a verdade e a mentira das recordações.

Para ver na RTP Palco.

🎮 Para jogar: Night In The Woods

Mae desiste da faculdade e regressa a Possum Springs, onde ficará de novo a morar no sótão dos seus pais. Na sua cidade-natal, velha e desgastada, as coisas mudaram. Ainda assim, há muito para fazer, muitos sítios por explorar, e falar com antigos amigos e conhecidos é sempre interessante (algo raro num jogo). A vida é bastante relaxada… exceto as coisas estranhas e assustadoras que parecem acontecer na floresta.

Um jogo guiado pela narrativa; disponível para PC, Mac, Linux, todas as grandes consolas da atualidade e, agora, também para iOS.

🎡 Para ir: Mês do Teatro em Montemor-o-Novo

Arranca este fim-de-semana o mês de teatro de Montemor-o-Novo. A celebração do teatro estende-se até ao final do mês de outubro e contará com a apresentação de mais de vinte espetáculos na cidade alentejana. Destaque para Stand Down, pelo ator espanhol Ángel Fragua (dia 1 de outubro), e a estreia de Apolo Descapotável pelo grupo Alma D’Arame (em exibição de 7 a 9 de outubro).

A programação completa está disponível no sítio oficial do evento.