Circuitos #25

📚 Para ler: Sinais de Fogo de Jorge de Sena

A entrada na vida adulta é um processo agressivo: nas crises de identidade, na violência com que se impõe sobre nós e sobre os outros, na permanente descoberta emocional e sexual, no desenrolar dos acontecimentos que nos são alheios mas sobre os quais temos influência. Nesta que é a sua grande obra, Jorge de Sena oferece-nos a sua visão da vida sob a lente da mudança de idade, numa burguesia em tempos salazaristas, e com Espanha à beira da guerra civil. Das aventuras eróticas aos delírios egocêntricos do existencialismo adolescente, é um livro perfeito para consolidar os efeitos do difícil rito de passagem em qualquer idade.

A mais recente edição deste título tem a chancela da Livros do Brasil.

Uma sugestão em parceria com o Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.

🎧 Para ouvir: Cisma de WE SEA

O segundo álbum da banda açoriana é uma sequela maturada de Basbaque (2019). Acima de tudo, melhora a sinergia entre guitarras e sintetizadores, numa envolvência delicada que lembra sons de outras décadas (olá, anos 80) sem nunca deixar de soar contemporâneo. Desta feita, aventuram-se por territórios mais dançáveis, mas deixam-se levar pela melancolia de manhãs ou tarde de deambulações sem destino. Um disco que serve de remate perfeito para um final de verão que se espraia até ao cair das primeiras folhas.

Uma edição Marca Pistola, para descobrir no Bandcamp ou nas plataformas habituais de streaming.

📺 Para ver: Generation 9/11 (via RTP Play)

Assinalou-se, na semana passada, o vigésimo aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro. No coração da América, quatro rotas comerciais foram desviadas: dois aviões despenharam-se contra o World Trade Center, um contra o Pentágono e um quarto (voo 93) acabaria, graças aos passageiros, despenhado na Pensilvânia, falhando o objetivo final de um embate contra o Capitólio ou a Casa Branca na capital dos EUA. Os ataques causaram 2996 vítimas mortais. Neste documentário, os testemunhos são da geração de sobreviventes que perdeu os seus pais nesse dia. Uma visão comovente sobre as repercussões mais íntimas de um acontecimento que mudou o mundo.

Para ver em duas partes, na RTP Play

🎮 Para jogar: Stardew Valley (Concerned Ape)

Na revolta face à tirania da rotina à mercê do trabalho para uma megacorporação, assumimos o protagonismo de uma mudança para o campo, num esforço para recuperar a quinta do nosso falecido avô (conforme nos pediu). O dia-a-dia desdobra-se entre a agricultura, a mina, a pesca e a criação de relações cada vez mais próximas com os habitantes de Stardew Valley. Um jogo de simulação inspirado no Harvest Moon do Game Boy Color, que tem na amizade o seu maior trunfo. Para relaxar e jogar ao ritmo que preferirmos.

Tem tradução em português e está disponível para praticamente todas as plataformas da atualidade: PS4, Xbox, PC, Mac, Linux, Switch, Android e iOS.

🎡 Para ir: Bienal de Arte Contemporânea da Maia

A proposta desta edição da Bienal de Arte Contemporânea da Maia foca-se na urgência da ideia da ágora - essa materialização de um espaço de comunhão na malha urbana. O programa multidisciplinar estende-se por exposições, performances, concertos, oficinas e conversas que acontecerão ao longo do próximo mês. A curadoria de José Maia traz-nos o trabalho de 72 artistas de diversas áreas e uma panóplia de encontros físicos e digitais.

Até 19 de outubro, em vários espaços da cidade da Maia. Mais informações no site oficial do evento.