Circuitos#21

📚 Para ler: Poesia Reunida de Maria do Rosário Pedreira

O amor sempre foi terreno fértil de inspiração poética, mas Maria do Rosário Pedreira distingue-se pela amplitude e assertividade com que o faz. Da volúpia da paixão ao desespero da ausência, do delírio doméstico ao castigo do desencontro, os seus versos não têm limites, surgindo sempre enleados numa espécie de romantismo inesgotável, como se as palavras pudessem apaziguar o coração - na sua felicidade ou desgosto.

Neste volume, estão reunido os poemas de A Casa e o Cheiro dos Livros (1996), O Canto do Vento nos Ciprestes (2001), Nenhum Nome Depois(2004) e A Ideia do Fim (2012).

Editado pela Quetzal.

Uma sugestão em parceria com o Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.

🎧 Para ouvir: Foz de André Pizarro

A “narrativa musical dividida em quatro partes”, como nos propõe a apresentação do registo, dura apenas dez minutos. Contudo, este primeiro EP de André Pizarro é uma aventura dos sentidos, evocando paisagens e emoções, que ds multiplicam entre o piano, o baixo e a guitarra. Entre o jazz e uma sonoridade mais leve, com toques acústicos de fim de tarde, é um mini-disco para ouvir o mundo um pouco mais perto.

Para ouvir nas plataformas habituais e apoiar no Bandcamp do artista.

📺 Para ver: Começar de Novo (via RTP Play)

Em quinze episódios, visitam-se histórias de refugiados e migrantes em Portugal, na primeira pessoa e com o testemunho de quem os acolheu. Uma série sobre recomeços forçados, que nos ajuda a conhecer melhor o mundo através da vida dos outros, numa imparável representação de empatia e humanidade.

Uma série para ver na RTP Play.

🎮 Para jogar: Dodgeball Academia (Pocket Trap / Humble Games)

Neste RPG, a personagem principal, Otto, acaba de ser admitida na Dodgeball Academia (a academia de jogo do mata). Partindo dessa premissa, a missão é criar a melhor equipa de jogo do mata - do enredo principal aos minijogos que vão aparecendo pela escola. Com uma arte fortemente inspirada por um mangá mais cartoonesco, este pequeno jogo é uma delícia estética. De notar o modo bilingue, que permite trocar com facilidade a tradução utilizado, aliviando a aprendizagem de outros idiomas. A inclusão de quase três dezenas de funcionalidades ligadas à acessibilidade faz deste título uma óptima entrada tanto para iniciados, como para jogadores mais experientes que procurem algo um pouco mais casual.

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Pocket Trap e publicado pela Humble Games, está disponível em português para Windows e para todas as consolas habituais.

🎡 Para ir: ZigurFest

“E assim de repente, passaram-se dez anos”, diz-nos a equipa que produz o ZigurFest. À 10ª edição, o festival de Lamego chega ao calendário com a garantia de uma programação de qualidade, desenhada à medida de gostos distintos. Destaque para o filme-concerto de Folclore Impressionista, para os concertos das Lantana e do trio Afta 3000 + Lyfe + Wugori, bem como para as exposições assinadas por Mariana Simão e Francisca Sousa.

De 25 aa 28 de agosto, em vários espaços de Lamego.