capa do livro Satânia-Novelas, de Judith Teixeira
capa do álbum Cosmorama, de Beautify Junkyards
capa do livro Satânia-Novelas, de Judith Teixeira
capa do álbum Cosmorama, de Beautify Junkyards

Circuitos #14

📚 Para ler: Satânia - Novelas de Judith Teixeira

Voluptuosa e lasciva, a escrita de Judith Teixeira transborda erotismo e sensualidade. Daí que não seja de estranhar que tenha sido afastada dos cânones da literatura portuguesa do início do século XX, integrando até a lista de mulheres escritoras censuradas durante o Estado Novo. Nos últimos anos, contudo, a sua obra tem sido resgatada em várias edições. Originalmente lançada em 1927, esta curta coleção de novelas (apenas duas) é a única prosa que deixou publicada, sendo uma entrada perfeita na obra da autora.

Disponível na coleção Livro B, agora recuperada pela E-primatur.

Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.

🎧 Para ouvir: Cosmorama de Beautify Junkyards

Editado em janeiro deste ano, o quarto álbum dos Beautify Junkyards tem algo de estival, mas em vez de a adiantar é como se a estação chegasse lentamente atrasada. Com toques tropicais e psicadélicos, é um retrato de aventura pela natureza e de verões longe do bulício citadino. Destaque para a participação de Nina Miranda (Smoke City) em três temas, mas foi por “Dupla Exposição” que o nosso coração se deixou levar.

Para ouvir nas plataformas de streaming habituais; edições físicas na editora, Ghost Box.

📺 Para ver: Colectiv - Um Caso de Corrupção

Em 2015, um incêndio numa sala de espetáculos em Bucareste levou à descoberta de uma profunda teia de corrupção no sistema de saúde romeno. Realizado por Alexander Nanau, Colectiv retrata a investigação jornalística que desmascarou a fraude. O filme recebeu nomeações para os Óscares, nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Documentário, e recebeu o Pŕemio Lux, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Exibido no Festival Política, em maio, o documentário chegou na semana passada às salas de cinema nacionais.

Crypt of the NecroDancer (Brace Yourself Games)

Neste jogo musical, as masmorras são guardadas por criaturas dançantes: esqueletos, zombies, dragões, ogres e mais. Tu e eles movem-se ao ritmo da batida. Por isso, é preciso planear cuidadosamente cada movimento de ataque ou de fuga enquanto danças até à saída. A banda sonora é brilhante, e inclui uma série de remisturas para tornar tudo ainda mais aliciante. O conteúdo adicional e a opção de multijogador local fazem deste jogo uma pechincha.

Disponível para a PC, Mac, Linux, Nintendo Switch, PS4 e PS Vita, Xbox One, Android e iOS.

🎡 Para ir: Jardins Efémeros, em Viseu

À nona edição, a programação dos Jardins Efémeros orienta-se sob o mote “A Palavra e as Linguagens” e volta a desdobrar-se entre artes visuais, arquitetura, cinema, som, dança, teatro, pólis, mercados e oficinas. Há muito para fazer e descobrir, desde o Mercado Indo Eu, à projeção do documentário Pina de Wim Wenders (2011), passando pela apresentação do novo álbum de Rui Reininho em concerto.

De 3 a 11 de julho, em vários espaços de Viseu. Programa completo e mais informação no site do evento.