Circuitos #11

📚 Para ler: Uma questão de inteligência de João Gabriel Ribeiro

Esmiuçando a noção de inteligência, este ensaio propõe uma reflexão profunda sobre as múltiplas problemáticas da invasão da inteligência artificial ao nosso quotidiano. Uma prosa fácil para desenlear referências complexas, que talvez traga mais perguntas do que respostas.

A versão PDF e a edição física estão disponíveis na loja do Shifter.

🎧 Para ouvir: Septeto Interregional de Septeto Interregional (Lovers & Lollypops)

Seis músicos e um designer gráfico olharam para o futuro com os pés num presente em que a cultura parecia ter evaporado dos palcos. Arianna Casellas (Sereias), Mr. Gallini (Stone Dead), Rafael Ferreira (Glockenwise), Rodrigo Carvalho (Solar Corona), Violeta Azevedo (Savage Ohms), Zezé Cordeiro (Equations) e o designer Serafim Mendes juntaram-se a convite do Musicbox e o resultado está aqui.

Uma edição Lovers & Lollypops, disponível no Bandcamp.

📺 Para ver: The Internet’s Own Boy (via Libreflix)

Programador e ativista, Aaron Swartz foi uma das figuras mais importantes do movimento da cultura e internet livres. Esteve envolvido na génese do protocolo RSS, das licenças Creative Commons, da Open Library, e lutou afincadamente contra leis de censura apontadas à internet. Neste documentário biográfico, assinado por Brian Knappenberger, visita-se a sua vida e o seu legado.

Para ver livremente, na plataforma de streaming Libreflix.

🎮 Para jogar: Celeste (Matt Makes Games)

Enquanto ajudas Madeline a escalar até ao topo da montanha, lutas contra os seus demónios pessoais. Um jogo sobre falhar (muito), aprender a persistir e melhorar a cada passo. Uma experiência emocional e gratificante, com uma banda sonora a não perder.

Com versão em português, Celeste está disponível para PC, Mac, Linux, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

🎡 Para ir: Rama em Flor

Feminista, queer e comunitário, o Rama em Flor regressa a Lisboa para a sua terceira edição. Do que ainda resta do mês de junho, destaque para uma matiné de dança com Chunga Daddy + Maria Amor + Violet + Trigo e Moço (dia 13) e para a inauguração da exposição Linguagens e Identidades com trabalhos de Filipa Bossuet, Sol Duarte e Aicy (dia 23).

A programação inclui eventos também em julho e setembro. Mais informações no site oficial do festival.