Circuitos #10
📚 Para ler: Luanda, Lisboa, Paraíso de Djaimilia Pereira de Almeida
A memória de Cartola adivinha Lisboa decalcada da Luanda que deixou para trás. Aquiles palmilha um mundo novo sobre o seu calcanhar por arranjar. Ambos descobrem a aspereza da promessa de um futuro que não se cumpre como as expetativas que foram desenhando para si.
Vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, em 2018, e dos prémios Oceanos e Fundação Eça de Queiroz, em 2019, está publicado pela Companhia das Letras.
Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.
🎧 Para ouvir: Wormhole de Vasco Completo
A estreia de Vasco Completo no formato longo é complexa e delicada, como as flores que despontam no meio de paisagens áridas. Disco denso, mas acolhedor, em que a intimidade com que as texturas sonoras se encaixam leva-nos numa viagem da introspeção à redenção.
Disponível através da Monster Jinx, serviu ainda de banda sonora ao episódio mais recente do nosso podcast.
📺 Para ver: Body-Buildings (via RTP Palco)
Covilhã, Leça da Palmeira, Braga, Ribeira Grande, Calheta e Grândola unidas numa performance em que a dança habita destacadas obras arquitetónicas - com coreografias de Tânia Carvalho, Vera Mantero, Victor Hugo Pontes, Jonas&Lander, Olga Roriz e Paulo Ribeiro.
Um espetáculo documentário com realização de Henrique Pina, para ver na RTP Palco.
🎮 Para jogar: Dicey Dungeons (distractionware)
É uma colorida aventura, com níveis de geração aleatória, em que vencemos as masmorras lançando dados no combate a Lady Luck. Mas não é preciso só sorte - a estratégia é chave, e as seis personagens que podemos usar têm abilidades e estilos bem diferentes. Ótimo para jogos de curta duração, e um bom título de entrada para novatos no género.
Está traduzido em português e disponível para PC, Mac, Linux e Nintendo Switch.
🎡 Para ir: ESTALO!, em Guimarães
Cinema, música, BD e ilustração - é esta a proposta do ESTALO!. Inclui uma mostra de cinema punk dedicada aos realizadores Edgar Pêra e F.J. Ossang, exposições, um mercado de edição independente e concertos de Otrotorto, Samuel Martins Coelho e Lavoisier.
De 3 a 12 de junho, em vários espaços da cidade de Guimarães.