Circuitos #23

📚 Para ler: Jesus Cristo Bebia Cerveja de Afonso Cruz

"O amor, o sacrifício e a cerveja", condições essenciais à humanidade aqui retratadas num enredo mirabolante, recortado pela planície alentejana. Entre os delírios de uns, os desejos de outros e os trilhos que a vida nos empurra a desbravar, os encontros das personagens que aqui habitam destapam as agruras das almas, escavando pelos cantos ocos de personalidades que experiências tão distintas não conseguem mais afastar. A escrita de Afonso Cruz é uma pintura sobre tela (a nossa metáfora preguiçosa escuda-se na sua formação como ilustrador). Originalmente publicado em 2012, é um bom título de entrada na obra de Cruz, um dos autores obrigatórios da literatura contemporânea nacional.

Editado pela Companhia das Letras.

Uma sugestão em parceria com o Uma sugestão em parceria com o Plano Nacional de Leitura.

🎧 Para ouvir: Homem Severo de Yagmar

A estreia dos Yagmar no formato longa-duração passou meio despercebida, mas a falta de burburinho mediático à sua volta não tem grande explicação. Homem Severo recupera a magia rítmica do EP Amargo (2019), uma explosão entalada entre as influências africanas, resquícios de folclore nacional e guitarradas elétricas. A banda já deu por encerrado o ciclo à volta do registo, uma vez que foi composto para ser tocado ao vivo e a pandemia deixou essas vontades por cumprir. Mas, por estes lado, o disco continua a rodar e recomendamo-lo na esperança de que uma ronda de palcos seja recuperada.

Para ouvir no Spotify ou ver os vídeos no YouTube.

📺 Para ver: Pôr do Sol (via RTP Play)

A telenovela é o género de ficção televisiva mais popular em Portugal, mas os diálogos pouco plausíveis e as tramas desajustadas atiram-na frequentemente para a menoridade. Em Pôr do Sol, visitam-se os clichês do formato numa sátira pontuada pelo próprio ridículo, mãos cheias de referências culturais das portugalidade millennial e um elenco de luxo. Um caso sério de viralidade, justificado por ser um dos melhores programas de humor produzidos por cá em muitos anos.

Disponível na RTP Play.

🎮 Para jogar: Twelve Minutes (Annapurna Interactive)

Criado pelo português Luís António, Twelve Minutes (Doze Minutos) é um policial interativo único, com uma perspetiva de cima para baixo. Pouco depois de chegares a casa, num fim de dia, um homem dizendo ser um agente policial aparece à tua porta e acusa a tua esposa de assassinar o seu pai. A reviravolta é dramática e imediata, mas coloca-te rapidamente de volta ao início. Preso num pequeno ciclo temporal, tens de agir depressa para reunires todas as pistas necessárias a resolver o mistério e, mais importante, a prevenir que aconteçam desastres antes que o tempo volte atrás de novo.

Com versão em português europeu, está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

🎡 Para ir: Festival Internacional de BD de Beja

Depois de um ano de paragem forçada em 2020, o Festival Internacional de BD de Beja está de regresso para a sua 16ª edição. Com mais de uma dezena de exposições dedicadas a autores, recomendamos uma espreitadela mais demorada às dos coletivos Umbra (Brasil, Canadá, Portugal) e Ditirambos (Portugal), bem como às dedicadas a Luís Louro (Portugal) e Bartolomé Seguí (Espanha). De notar ainda que a maior parte dos autores marcará presença no primeiro fim-de-semana do evento.

De 3 a 13 de setembro, Casa da Cultura de Beja.